PORTAL GPN: Governo do Estado e Prefeitura de Bauru inauguram o primeiro Centro TEA do interior paulista

Compartilhe:

COM ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Bauru inauguraram nesta segunda-feira (22) o Centro de Apoio para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o Centro TEA. Participaram da entrega o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e a prefeita Suéllen Rosim, e ainda secretários, vereadores e prefeitos da região. Foi inaugurado ainda o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência em Bauru, serviço integrado ao Centro TEA.

O Centro TEA de Bauru é o primeiro do interior, e o segundo do estado – o primeiro está na capital paulista. Para viabilizar a implantação do Centro TEA, a Prefeitura de Bauru e o Governo do Estado fizeram um convênio, em março deste ano. O município cedeu o prédio, e o Estado está custeando a contratação da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela oferta do serviço.

A Sorri Bauru foi a vencedora do chamamento público e realizou a adequação do imóvel. O Centro TEA começa a atender nesta segunda-feira, com funcionamento das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. O Centro TEA foi instalado no imóvel onde até o mês passado funcionava o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no quarteirão 7 da rua Severino Lins, na Vila Aviação – o IFSP agora está na avenida Nações Unidas Norte.

O prédio foi escolhido para abrigar o Centro TEA pela localização, perto de rodovias, uma vez que o atendimento será para 39 municípios da região de Bauru. Ao todo, são estimados 24 mil atendimentos para 4 mil pacientes, por ano, com acompanhamento também para as famílias. O investimento será de R$ 8.235.468,73, valor que a Sorri Bauru receberá por dois anos de serviço.

A nova unidade possui estrutura moderna e totalmente acessível, em uma área com ampla oferta de transporte público acessível. O espaço conta com sala multissensorial, ambiente de acomodação sensorial para pessoas em crise, biblioteca temática, auditório para cursos e palestras e uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), voltada à qualificação profissional e à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Entre os serviços oferecidos estão atendimentos presenciais e remotos para pessoas com TEA e seus familiares, orientação sobre direitos e políticas públicas, capacitação de profissionais das redes municipais, promoção de pesquisas sobre autismo e desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de arteterapia. A escolha de Bauru levou em consideração sua posição estratégica como polo regional e sua integração com importantes rodovias.

O governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a importância do serviço. “O Centro TEA nasce da percepção da falta de um local de referência para famílias atípicas. Precisávamos mudar esse quadro, criando um espaço de acolhimento, orientação e desenvolvimento de potencialidades. Quanto mais cedo acolhermos e diagnosticarmos, mais autonomia vamos proporcionar. Por isso é tão importante ter um local de referência, com atendimento terapêutico qualificado, acompanhamento psicológico, suporte emocional e jurídico, além da integração de diversas ações que já estão sendo desenvolvidas”, destacou. O governador completou ainda que a proposta é ampliar o Centro TEA, com a criação de mais unidades em outras regiões administrativas de São Paulo.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, falou da ampliação do Centro TEA para o interior. “Bauru inaugura esse novo momento de interiorização da política pública. Garantir os direitos das pessoas com TEA exige ações integradas e presentes em todo o território paulista. Por isso, a unidade foi idealizada em quatro eixos, que são o acolhimento das pessoas com TEA, das pessoas com deficiência e de seus familiares, a pesquisa e parcerias com universidades, o apoio aos municípios, e a qualificação dos servidores públicos para um atendimento cada vez mais adequado”, afirmou o secretário.

A prefeita Suéllen Rosim avaliou que Bauru e região avançam consideravelmente com o novo serviço. “O Centro TEA vai ser uma importante referência para o atendimento dos pacientes e de acolhimento também para as famílias. No ano passado, a nossa equipe foi até a capital para conhecer o primeiro Centro TEA, e iniciamos a conversa com o Estado para trazer uma unidade para Bauru. A parceria é uma união de esforços entre os governos municipal e estadual, permitindo que o serviço fosse criado em Bauru, sendo uma conquista para toda a região”, concluiu a prefeita.

Estiveram presentes na inauguração os secretários de Governo, Renato Purini; da Educação, Nilson Ghirardello; de Assistência Social, Ellen Rossetto; da Administração, Cristiano Zamboni; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Luis de Souza; de Aprovação de Projetos, Rafaela Foganholi; de Comunicação e Eventos, Gabrielle Gabas; de Cultura, Roger Barude; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Carlos Agra; de Esportes e Lazer, Leandro Avila Rodrigues; de Habitação, Tábata Pinheiro; de Infraestrutura, Pérola Zanotto; do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cilene Bordezan; dos Negócios Jurídicos, Vitor João de Freitas Costa; de Serviços Urbanos, Jurandir Posca; e de Saúde, Márcio Cidade Gomes; o chefe de Gabinete da prefeitura, Leonardo Marcari, o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), João Carlos Viegas, o presidente da Emdurb, Donizete do Carmo dos Santos, e o presidente da Cohab, Everton Basílio.

Participaram ainda os vereadores Markinho Souza, presidente da Câmara Municipal, Cabo Helinho, vice-presidente da Câmara, Arnaldo Ribeiro, Manoel Losila, Sandro Bussola, Dário Dudário, André Maldonado, Márcio Teixeira, Edson Miguel e Beto Móveis, o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Fábio Manfrinato, a presidente do Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Ariani Sá, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), Kátia Silva, o diretor-executivo da Sorri Bauru, Luís Fernando Bento, e o presidente de honra da Sorri Bauru, João Carlos de Almeida, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores da região.

Outras Notícias

Domínio Global Consultoria Web