Lula lança no Rio programa que negocia dívida do estado com a União

Compartilhe:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (22/6), para formalizar a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

A autorização para a entrada do estado no Propag, que refinancia débitos com a União, foi concedida por Lula em 5 de maio. A adesão havia sido solicitada pelo governo fluminense em dezembro de 2025.

“O estado do Rio de Janeiro pagava uma dívida de R$ 1,3 bilhão por mês e vai pagar agora pagar R$ 110 milhões. O que é importante é que vai sobrar mais dinheiro para o governador administrar o Rio de Janeiro”, destacou o petista no evento.

Segundo o Palácio do Planalto, a prestação mensal do estado deve cair de cerca de R$ 490 milhões para, aproximadamente, R$ 113 milhões, com aumento gradual ao longo de cinco anos. A dívida total do Rio com a União supera R$ 237 bilhões, de acordo com o Tesouro Nacional.

Agenda no RJ

Na terça-feira (23/7), Lula inaugura, às 10h, a primeira etapa das obras da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (RJ).

Nesta fase, entra em operação trecho de 4 km da nova pista de subida, no sentido São Paulo, composto por quatro faixas de rolamento e acostamento, faixas de segurança, iluminação em todo o trecho e oito novos viadutos.



Fonte: Metrópoles

Outras Notícias

Domínio Global Consultoria Web